sexta-feira, 19 de novembro de 2010

20 de novembro - Dia da Consciência Negra

Para saudar o 20 de novembro - Dia da Consciência Negra, parabenizando todos aqueles que lutam incansalvelmente pela igualdade racial, pela auto-estima e identidade cultural das crianças e juventude afro-descendentes, pela preservação da memória da cultura de Matriz Africana, pelo reconhecimento e valorização dos Mestres de Tradição Oral , pelo fim da intolerância, perseguição, violência contra as religiões de Matriz Africana , reverenciando nossos orixás e ancestrais, publico um trecho do livro Mitologia dos Orixás, de Reginaldo Prandi, que conta como nossos tambores - sagrado elemento atemporal de comunicação entre o humano e o divino, chegaram até a nós para consolidar este elo e celebrar a presença dos orixás nas nossas almas e corações.
Abraço pra todos e muito axé!

Dani Bastos - Dani de Oyá
 
"...Olodumare mandou trazer aos homens a música, o ritmo, a dança.
Olodumare mandou Orunmilá trazer para o Aiê os instrumentos, os tambores que os homens chamaram de ilú e batá, os atabaques que eles denominaram rum, pi e lé , o xequerê, o gã e o agogô e outras pequenas maravilhas musicais. Para tocar os instrumentos, Olodumare ensinou os alabês, que sabem soar os instrumentos que são a voz de Olodumare. E os enviou, instrumentos e músicos, pelas mãos de Orunmilá.
Quando ele chegou à Terra, acompanhando os orixás e trazendo os presentes de Olodumare, a alegria dos humanos foi imensa. E, agradecidos, realizaram então a primeira e grande festa nesse mundo, com toda a música que chegara do Orum como uma dádiva, homens e orixás confraternizando-se com a música e dança recebidas. Desde então a música e a dança estão presentes na vida dos humanos e são uma exigência dos orixás quando eles visitam nosso mundo."
Do livro Mitologia dos Orixás, de Reginaldo Prandi, pág. 447


Foto: Té (Tenily Sales)

Nenhum comentário:

Postar um comentário