Livros

  • Coco de Umbigada - Cultura Popular como Ferramenta de Transformação Social. Autora: Dani Bastos. Recife, 2011.



O livro da pesquisadora e produtora cultural Dani Bastos resgata a cultura popular, fortalecendo a importância do bairro de Guadalupe para a construção de uma identidade local. A narrativa fala da ascensão da mulher, a pré-produção e a produção da Sambada de Coco, como também da violência que o Ponto de Cultura Coco de Umbigada, localizado no bairro de Guadalupe, em Olinda, sofreu. São essas histórias e muitas outras que estruturam e dão forma a um local tão inspirador, pulsante e democrático. A comunidade de Guadalupe atua de forma direta nessa construção, fortalecendo assim o Ponto e o inserindo na cultura da Cidade. Patrocinada pela Funarte, a obra contém 235 páginas. R$ 20,00.

Fonte: http://www.recife.pe.gov.br/pr/seccultura/fccr/agenda/index_eventos.php?AgendaEdicaoAno=2012&AgendaEdicaoNumero=198&TiposEventosCodigo=7
 
À venda na Livraria  Almanaque - Mercado Eufrásio Barbosa, s/n, Varadouro, Olinda PE.
  • Maracatu-Nação: Festa na cidade. Autora: Paola Varri de Santana. Recife: Editora UFPE, 2012.



Esta obra aborda uma das heranças africanas que mais se fortaleceu e se personalizou em Pernambuco, o Maracatu, especificamente na face do Maracatu-Nação da cidade do Recife. A autora mostra que Maracatu é festa, é espetáculo, e que ao ser espetáculo revela as mudanças do Recife decorrentes da urbanização. É também herança histórica, é modernidade, ela fala, assim, do que costumava ser o maracatu nos tempos de um Brasil Colonial, o que permanece e o que é novo, no contexto da contemporaneidade recifense. Ademais, Paola analisa o maracatu na cidade, colocando um conjunto de problemas e contradições sociais, que revelam as transformações na cidade do Recife e da sociedade recifense. Aborda ainda a relação dessa atividade cultural com a política local e traz a economia desse espetáculo, colocando contradições e aspectos relevantes, como a diferença de perfil e motivação dos participantes dessa atividade, e a questão de um patrimônio imaterial. A obra estimula o conhecimento acerca de uma atividade cultural tão antiga e tão atual ao mesmo tempo e estimula o senso crítico e uma visão aprofundada sobre diversos aspectos da mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário