terça-feira, 22 de maio de 2012

Mostra no Recife faz degustação de pratos que são oferendas para orixás

22/05/2012 21h01- Atualizado em 22/05/2012 21h01

Mostra no Recife faz degustação de pratos que são oferendas para orixás

Evento vai de sexta (25) a domingo (27), no Museu da Abolição.
Organizadores buscam desmistificar preconceito contra religiões afro.

Do G1 PE
Comente agora

Caldo de goiaba para Oxum é uma das iguarias exibidas (Foto: Luiz Santos/Divulgação)Caldo de goiaba para Oxum é uma das iguarias
exibidas (Foto: Luiz Santos/Divulgação)
A beleza e as delícias da gastronomia afro-brasileira estarão reunidas na 3ª Mostra Culinária de Terreiro, que acontece de sexta (25) a domingo (27), no Museu da Abolição, com entrada gratuita. Durante o evento, estarão reunidos babalorixás e yalorixás, para mostrar aos visitantes a tradição dessas comidas e como o tempero delas influencia a mesa dos brasileiros e, em especial, dos pernambucanos.

Participam da exposição 13 terreiros de candomblé de Pernambuco, selecionados pelo Centro de Cultura Afro – Pai Adão, que tem como líder o babalorixá Manuel Papai, do Terreiro Obá Ogunté. Ele faz parte do histórico Sítio do Pai Adão que, com 150 anos de existência, pratica de forma ortodoxa o culto nagô.

Os visitantes terão acesso a 29 pratos que fazem parte de ritos e oferendas a orixás, mas também podem ser degustados pelo público. Entre eles, estão receitas como omolucum, feito com fava, camarão e ovos, oferecido a Nanã. Para Oxum e seus filhos, o ipeté (inhame, camarão e dendê) e a calda de goiaba devem conquistar o público.

Um dos destaques desta edição é o latapá, oferecido na barraca do oxirá Obá. A especiaria é preparada com milho verde, camarão, amendoim em pó, castanha em pó, gengibre ralado, azeite de dendê, cebola e cebolinho. Também será oferecido, pela primeira vez, o pato para Yemanjá.

Segundo os organizadores, a Mostra Culinária de Terreiro tem como objetivo desmistificar os pratos desenvolvidos no candomblé, e disseminar o zelo pela tradição, além da importância de liberdade de crenças. Para isso, a abertura do evento, que acontece a partir das 19h da sexta-feira (25), vai contar com a realização de um xiré, ato religioso com cânticos sagrados.

A 3ª edição da exposição vai contar, ainda, com a oficina “Aprendendo com quem sabe”, onde os conhecedores dessa cultura vão ensinar o modo tradicional de fazer a “comida de santo”. As inscrições para as oficinas serão feitas no local da mostra, com vagas limitadas.

Serviço

3ª Mostra Culinária de Terreiro
Abertura na sexta (25), a partir das 19h
Visitações no sábado e domingo das 16h às 21h
Museu da Abolição – Rua Benfica, 1150 - Madalena
Entrada franca

http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2012/05/mostra-no-recife-faz-degustacao-de-pratos-que-sao-oferendas-para-orixas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário