quarta-feira, 25 de julho de 2012

Negra é minha cor


Negras. Não "moreninhas", "escurinhas", "chocolate" ou outras formas de esconder o temor generalizado do preconceito, que apenas o reforça. No Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, a discussão deve ser aberta a todas as cores, gêneros, credos e outras condições que nos diferencie sem nos fazer humanos menos semelhantes. Nos próximos cliques, você entra em um universo de constante luta por coisas simples como a legitimação; sensações básicas como a de se sentir bem sem olhares de juízo pré-concebidos. São relatos de gente real, que lida diariamente com uma ignorância teimosa e que ainda segrega e fere por meio de uma discriminação por vezes silenciosa, mas sempre presente.

http://hotsites.diariodepernambuco.com.br/vidaurbana/2012/mulher-negra/

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Evangélicos tentam invadir terreiro em Olinda

intolerância religiosa

Evangélicos tentam invadir terreiro em Olinda

Vídeo que mostra grupo evangélico tentando invadir terreiro em Olinda, domingo, foi repudiado por internautas

Publicado em 18/07/2012, às 00h02

Do JC Online

Babalorixá Érico Lustosa filmou o que classificou de ato de intolerância religiosa / Foto: Marcos Pastich/JC Imagem

Babalorixá Érico Lustosa filmou o que classificou de ato de intolerância religiosa

Foto: Marcos Pastich/JC Imagem

Centenas de evangélicos com faixas e gritando palavras de ordem realizam protesto em frente a um terreiro de matriz africana e afro-brasileira – candomblé, umbanda e jurema. As imagens poderiam ser de um filme sobre a Idade Média. No entanto, foram registradas no domingo, no Varadouro, em Olinda, Grande Recife. As cenas de intolerância religiosa circularam ontem nas redes sociais e provocaram a revolta de milhares de internautas.
As imagens foram captadas pelo filósofo e babalorixá Érico Lustosa, vizinho do terreiro alvo dos ataques. Segundo ele, por pouco os evangélicos não invadiram o espaço. “Eles gritavam ‘Sai daí, satanás’ e forçaram o portão. Foi aí que me coloquei em frente ao portão e meu filho começou a gravar. Um deles gritou para a gente tomar cuidado, que ele era evangélico mas era também um ex-matador”, relembrou.

O fato ocorreu uma semana depois que pessoas invadiram terreiros em Brejo da Madre de Deus, no Agreste, após o assassinato de uma criança, segundo a polícia, a mando de um pai de santo. Pesquisadores dizem que essas religiões não realizam sacrifício de humanos.
Com a repercussão nas redes sociais – o vídeo teve mais de 1,5 mil compartilhamentos no Facebook e cerca de 400 visualizações no YouTube em menos de 12 horas – representantes de dezenas de terreiros se reuniram, ontem à tarde, no Palácio de Iemanjá, no Alto da Sé, em Olinda.
No encontro foram discutidas propostas para coibir a intolerância religiosa. Entre elas a de ser registrado um boletim de ocorrência coletivo para denunciar o fato ocorrido no Varadouro.

O terreiro alvo dos ataques é o de Pai Jairo de Iemanjá Sabá, na Rua Manuel Souza Lopes. Vizinhos repudiaram o protesto. “Moro aqui desde criança e o pessoal do terreiro nunca trouxe problema. Sou católica, mas respeito as outras religiões. O que fizeram foi um absurdo. Por pouco não invadiram o espaço”, disse a dona de casa Cintia Gomes, 25 anos.

O secretário-executivo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial do Estado, Jorge Arruda, lamentou o fato em Olinda e afirmou que os ataques têm relação com o caso de Brejo da Madre de Deus. A igreja responsável pelo protesto não foi identificada.

Hoje haverá reunião entre representantes do Ministério Público, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e de terreiros. Também será lançada a cartilha Diversidade Religiosa e Direitos Humanos e debatida a intolerância contra as religiões de matriz africana e afro-brasileira em Pernambuco.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Continue na estrada e alcançará seus objetivos

Por Natália Monteiro
Existem certas coisas na vida que não conseguimos conquistar no momento em que gostaríamos. Seja por falta de tempo, dinheiro, inspiração ou mesmo porque existem outras coisas mais importantes que precisam ser feitas. Conseguimos enxergar o resultado final que queremos alcançar, porém nos falta algo para alcançá-lo. É como abrir um negócio, fazer uma viagem, namorar ou casar, escrever um livro. Muitas vezes, apesar de querermos muito que aconteçam em determinado momento, não temos o dinheiro para abrir o negócio, o tempo para fazer a viagem, a mulher ou o homem para namorar ou casar ou a inspiração para escrever o livro.

Essa é uma das situações vividas pelo protagonista do filme Na Estrada, do diretor brasileiro Walter Salles. E adivinhem? A solução para esses casos é continuar vivendo, seguindo a estrada da sua vida! No filme, o ator tenta iniciar inúmeras vezes um livro e sempre desiste, por falta de inspiração. Ele decide, então, continuar vivendo, mesmo não conseguindo escrever o seu livro naquele exato momento, que era o seu grande objetivo. Ele viveu diversas experiências e a todo momento fez anotações, pensando em possíveis histórias para seu livro. No entanto, o que estava sendo vivido se transformaria, depois de algum tempo, no tema central do seu livro. Muitas vezes, não adianta se preocupar em conquistar algo de que você ainda não tem todos os elementos. Continuar vivendo e seguindo a estrada natural da sua vida lhe dará todas as peças do quebra-cabeça para alcançar o seu grande objetivo.
Para mim isso aconteceu no ano passado. Gosto muito de ter experiências internacionais e, quando decidi abrir meu negócio, que tem como público-alvo principal as crianças brasileiras, pensei que seria muito difícil morar por meses ou anos fora do país. Fiquei triste na época, mas achei que valia o esforço. Deixei de lado esse sonho e segui o meu caminho. Estruturei minha empresa, vivi a minha vida e, quando menos esperava, fui selecionada para participar do programa Startup Chile e estava morando lá.
No final das contas, se você tem um objetivo que não consegue alcançar agora, seja por falta de inspiração, tempo, dinheiro ou outras prioridades, mas se é realmente o que você quer que aconteça, siga seu caminho. As peças do quebra-cabeça também irão se juntar para você.

Natália Andreoli Monteiro é administradora e sócia-fundadora do Zuggi, site de buscas para crianças. Participou do Startup Chile 2011 e é membro da Associação Campinas Startups. Twitter: @nataliamonteiro

Fonte:http://colunas.revistapegn.globo.com/mulheresempreendedoras/2012/07/16/continue-na-estrada-e-alcancara-seus-objetivos/

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Apejó Èkefa Obirin N'Ilè - 6º Encontro Pernambucano das Mulheres de Terreiro


Apejó Èkefa Obirin N'Ilè
6º Encontro Pernambucano das Mulheres de Terreiro

23 e 24 de Julho de 2012

ABERTURA

23 de Julho, às 14h30
Cine São Luís - Rua da Aurora, Boa Vista

SALAS DE CONVERSA e PLENÁRIA FINAL

24 de Julho, das 8h às 18h
DGTEC (antigo Colégio Nóbrega) - Rua do Príncipe, s/n, Boa Vista

INSCRIÇÃO

1. Baixe aqui a Ficha de Inscrição
2. Envie para o e-mail: mulheresdeterreiro.pe@gmai​l.com

PROGRAMAÇÃO

SEGUNDA FEIRA, 23 DE JULHO

Local: Cine São Luís
14h30h - Boas Vindas e Abertura Religiosa do Encontro
Iyakekerê Maria Helena Mendes Sampaio
15h00 - Adúrà, Orin-Ancestralidade – Ìyálòrìsàs / Orin Òrìsàs Èsù, Ògún, Ode, Òsányìn e Xangô – Babás e Ìyás
15h30 - Abertura Política do Encontro
Coordenadora: Ìyábassé Vera Baroni, Iyabá Lourdinha de Oyá
16h00 - Palestra Inaugural
JUSTIÇA SÓCIOAMBIENTAL E O DIREITO À PARTICIPAÇÃO DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS DE TERREIRO NOS BENEFÍCIOS DO DESENVOLVIMENTO
Expositora: Dra. Tereza Cristina Vital
Debatedoras: Ìyálòrìsà Beth de Oxum e Ìyába Ceiça Axé
Coordenadora: Omorisà Ester Monteiro e Sacerdotisa Verônica Bourbon
17h00 - Exibição do audiovisual IROCO
18h00 - Homenagens às Ìyálòrìsà e Colaboradoras da Rede de Mulheres de Terreiro
Coordenação: Iyabá Lourdinha de Oyá e Juremeira Liliana da Silva
18h30 - Coquetel

TERÇA FEIRA, 24 DE JULHO

Local: DGTEC/Prefeitura Recife, antigo Colégio Nóbrega
07h30 - Confirmação de Credenciamento e Entrega do Material
08h30 - Cânticos de Louvor à Vida e a Natureza
09h às 12h - Salas de Conversa
1. SALA IEMANJÁ: Comunidades Tradicionais de Terreiros e Acesso aos Benefícios do Desenvolvimento
2. SALA OYÁ: Justiça Socioambiental e a Inclusão das Mulheres
3. SALA OXUM: Os Territórios de Terreiro e a Cidade
4. SALA OBÁ: Produção, Consumo Consciente e Preservação Ambiental
5. SALA NANÃ: Defesa dos bens comuns e Contra a Mercantilização da Vida e da Natureza
6. SALA EWÁ: Trabalho Decente e Soberania Alimentar e Nutricional
12h00 - Almoço
13h30 - Plenária Final de Sistematização das Propostas das Salas de Conversa
Coordenação: Ìyábassé Vera Baroni e Ìyálòrìsà Tania de Oxum
15h00 - Tribuna Livre
16h00 - Encaminhamentos
17h30 - Xirê de Encerramento
Coordenação: ÌIyákekerê Maria Helena