domingo, 24 de junho de 2012

Kaô Kabê Silé, Xangô!


"... Xangô fala a terra treme
Sua palavra é lei
Filho de Xangô não teme
Porque é filho de rei..."

Saravando Xangô - Noriel Vilela

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Seminário debate cultura popular como fonte de inspiração

Seminário debate cultura popular como fonte de inspiração

“Cultura Popular: Tradição e Apropriações” traz nomes como Wilson Freire, Guitinho da Xambá e Maciel Salu

Divulgação
Maciel Salu, João do Pife e Guitinho da Xambá são destaques do seminário

Nos dias 28 e 29 de junho acontece, no Auditório do IPHAN, o “I Seminário Cultura Popular: Tradição e Apropriações”. Composto por quatro palestras, o seminário é uma rara oportunidade de colocar em foco discussões acerca da cultura popular que privilegiem a troca de saberes entre estudiosos e brincantes. Ao mesmo tempo, o encontro discute como essa fonte expressiva alimenta diversas linguagens artísticas, tais como a dança, o teatro, a literatura e a música.
Para Alexandra de Lima Cavalcanti, Coordenadora da pasta de Cultura Popular da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-PE), o seminário vem para suprir uma carência de debates, principalmente no que diz respeitos às conexões entre aqueles que estudam a Cultura Popular e aqueles que a praticam. “Precisamos promover essas misturas. Queremos também entender como as linguagens se apropriam da cultura popular”, diz a Coordenadora, explicando o objetivo maior do seminário.
Abrindo a programação na quinta-feira (28/6) às 9h, a mesa Cultura Popular, Suas Reinvenções e Apropriações conta com a presença de Américo Córdula (MinC), Leonardo Leal (UFPE) e Guitinho (Nação Xambá). A mediação ficará por conta de Carlos Carvalho, diretor de Políticas Culturais da Secretaria de Cultura do Estado. No mesmo dia, à tarde, o escritor Wilson Freire, a jornalista e pesquisadora Maria Alice Amorim e o poeta, coquista e mestre de baque solto Adiel Luna conversam sobre Literatura, sob mediação de Wellington de Melo, coordenador da pasta de Literatura da Secult-PE.
Na sexta-feira (29/6), música, teatro, dança e formas animadas estarão no foco do debate. A cultura popular como matéria-prima para a Música será o tema debatido pelos mestres Maciel Salu e João do Pife e pelo etnomusicólogo, fundador e diretor da Associação Cultural Cachuera, Paulo Dias, com mediação de Jr. Black. A mesa sobre Teatro, Dança e Formas Animadas será composta pelos professores Érico José Souza de Oliveira (UFBA) e Maria Acserald (UFPE) e pelo mamulengueiro Fernando  Augusto Gonçalves (Mamulengo Só Riso).
Cultura: bom para pensar
O Seminário integra o programa “Cultura: bom para pensar”, idealizado pela Secretaria de Cultura de Pernambuco com o objetivo de promover fóruns democráticos relativos a diferentes campos e linguagens. Este é o terceiro da série, depois do “I Seminário de Memória & Patrimônio Cultural – Sujeitos, Práticas e Políticas Públicas” e do “I Seminário do Livro, Leitura e Literatura”, ambos realizados este ano.



CULTURA POPULAR: TRADIÇÃO E APROPRIAÇÕES

Temas
Palestrantes
Mediador
Data
Local
A Cultura Popular,
suas reinvenções e
apropriações.

Américo Córdula (MinC); Leonardo Leal (UFPE) e Guitinho (Nação Xambá).
Carlos Carvalho

28 de junho
Auditório do IPHAN

Literatura
Ronaldo Brito, Maria Alice Amorim e Adiel Luna.
Wellington Melo

28 de junho
Auditório do IPHAN

Música
Maciel Salu,Paulo Dias (Ass. Cultural Cachuera) e João do Pife
Junior Black
29 de junho
Auditório do IPHAN

Teatro, Dança e
Formas Animadas

Érico José (UFBA); Maria Acselrad (UFPE) e Fernando Augusto Gonçalves
(Mamulengo Só Riso).

Carlos Carvalho

29 de junho
Auditório do IPHAN


As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas previamente pelo e-mailseminarioculturapopularpe@gmail.com. Os interessados devem informar nome completo e número de um documento de identidade.

Serviço:
Quando: 28 e 29 de junho de 2012, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Onde: Auditório do IPHAN. Palácio da Soledade - Rua Oliveira Lima, nº824, Boa Vista
Maiores Informações: 3184.3040