quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Convocatória do Carnaval garante a valorização das matrizes da cultura pernambucana

Divulgação
Descrição da imagem
Gestores da Cultura e do Turismo apresentam convocatória para o Carnaval 2012
O Governo do Estado de Pernambuco lançou nesta terça-feira (17) a Convocatória para o Carnaval 2012. Como forma de propiciar ainda mais a integração das políticas de cultura e de turismo do Estado, a realização da festa será uma ação conjunta das secretarias da Casa Civil, Cultura/ Fundarpe e Turismo/ Empetur. O objetivo da Convocatória é promover a circulação de artistas, bandas, orquestras e agremiações carnavalescas nas quatro macrorregiões do Estado de Pernambuco, com apresentações nas seguintes cidades polo: Águas Belas, Arcoverde, Belém do São Francisco, Bezerros, Catende, Goiana, Ipojuca, Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Nazaré da Mata, Paudalho, Pesqueira, Petrolina, Salgueiro, Surubim, Tamandaré, Timbaúba, Trindade, Triunfo e Vitória de Santo Antão. “A convocatória, além de estabelecer um processo mais transparente e democrático de construção da grade de atrações, garante a valorização das matrizes do carnaval do Estado”, explica o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa.

A partir desta quarta-feira (18) até o dia 25 de janeiro, artistas e produtores culturais de todo o país poderão apresentar suas propostas nas modalidades: Atração Nacional, Atração Estadual, Cortejos Carnavalescos e Orquestras Itinerantes de Frevo. “A inclusão dos cortejos carnavalescos e orquestras itinerantes fortalecem e incrementam o carnaval de rua, de chão, que em muitas cidades vem perdendo força. O Governo do Estado, como indutor da política cultural, deve promover o carnaval em todas as suas dimensões”, explica o secretário de Cultura, Fernando Duarte.

As propostas serão habilitadas e selecionadas por uma comissão formada por sete pessoas: três da Secretaria de Cultura/ Fundarpe, três da Secretaria de Turismo/ Empetur e uma da Casa Civil. A escolha das propostas levará em consideração o mérito artístico de cada atração que, por sua vez, será distribuída de acordo com o perfil cultural de cada cidade polo. O Governo do Estado reservará uma cota de 20% do total da programação para artistas e grupos convidados.

As inscrições serão feitas do Teatro Guararapes, no Centro de Convenções, das 9h às 18h. Sábado e domingo, das 9h às 13h. O resultado da Convocatória será no dia 30 de janeiro. O edital da convocatória está disponível nos sites www.setur.pe.gov.br e www.fundarpe.pe.gov.br.

Para ter acesso ao edital, clique aqui.
Os anexos do edital estão disponíveis aqui.

Mais informações: (81) 3184.3110

Fonte:http://www.fundarpe.pe.gov.br/convocatoria-do-carnaval-garante-a-valorizacao-das-matrizes-da-cultura-pernambucana

domingo, 15 de janeiro de 2012

Balaio de Ideias: Que orixá rege o ano?

postado por Cleidiana Ramos @ 2:04 PM
4 de janeiro de 2012
Mãe Stella faz preciosa reflexão sobre o Jogo de Búzios. Foto: Margarida Neide /Ag. A TARDE/ 08.11.2011

Maria Stella de Azevedo Santos

Este é um artigo que possui objetivo esclarecedor. Tentarei tornar compreensível um assunto que surge todo princípio de ano. A imprensa faz reportagens e as pessoas indagam uma das outras ou perguntam a si mesmas sobre o orixá que influenciará o novo ano que surge. Fazem isso na tentativa de adivinhar o que é preciso ser DIVINADO.
Adivinhar é fazer conjecturas sobre um tema usando a intuição, o que todo ser humano pode fazer. Divinar, todavia, é entrar em comunicação com o sagrado, através de rituais guiados por sacerdotes. É claro que todo ser vivo, por possuir uma parcela divina, é capaz de se conectar com os deuses. Mas a utilização de oráculos, os quais fornecem informações mais precisas sobre o destino da comunidade, requer uma preparação especial e um estilo de vida que propicia à intuição, inerente a todos, apresentar-se de maneira muita mais clara. A intuição se transforma aqui em revelação: quando os véus que encobrem os mistérios são retirados pelos deuses, a fim de que nossa jornada aconteça de uma maneira orientada e, assim, possamos cumprir a tarefa que nos foi legada com o mínimo de percalços possível, o que torna a vida bem mais leve.
Os leitores acostumados com os artigos que escrevo poderão estranhar a formalidade deste texto. É que “há tempo para tudo”: para contar anedotas, falar poesias, refletir sobre a vida… Esse tema pede seriedade! Faço isso porque creio ser a imprensa o meio ideal para esclarecer assuntos, que só não são melhor comentados por falta de oportunidade e conhecimento. Tendo agora essa oportunidade que me é dada pelo jornal A TARDE não quero desperdiçá-la. Mesmo tendo eu a consciência de que nada se modifica de um dia para o outro, aproveitarei o momento para tentar fazer com que a população melhor compreenda as respostas do oráculo trazido pelos africanos para o Brasil, esperando que as sementes aqui jogadas possam um dia florescer e dar bons frutos.
A pergunta correta não é qual o orixá que rege o ano, e sim qual o orixá que rege o ano para aquelas pessoas que cultuam estas divindades e estão vinculadas à comunidade em que o Jogo de Búzios foi utilizado. Se isso não for bem esclarecido e, consequentemente, bem compreendido, parece que todos os sacerdotes erram em suas respostas, uma vez que uma Iyalorixá diz que o orixá do ano é Iyemanjá, enquanto outra diz que é Oxum, ou um Babalorixá diz que é Oxossi. Mesmo correndo o risco de o texto ficar enfadonho, insistirei em alguns pontos, a fim de elucidá-los melhor. No nosso Terreiro, o Ilê Axé Opo Afonjá, o regente do ano 2012 é Xangô. A referida divindade, que se revelou no Jogo feito por mim, não está comandando o mundo inteiro, nem mesmo o Brasil ou a Bahia. Ela é o guia das pessoas que, de uma maneira ou outra (mais profunda – como é o caso dos iniciados; ou mais superficial – os devotos que freqüentam a “Casa”), estão vinculadas a mim enquanto Iyalorixá, ou ao Terreiro em questão.
O leitor, diante dessa explicação, poderá ficar confuso e sentir necessidade de perguntar: “E eu, que não cultuo orixá e não tenho relação com o Candomblé, não serei orientado nem protegido por nenhuma divindade?”. A resposta é: Claro que sim! Por aquela que você cultua ou acredita. Um católico, ou um protestante, será guiado pelos ensinamentos de Jesus; um budista, pelas sábias orientações de Buda… Outra pergunta ainda poderá surgir: “E quanto às pessoas que não são religiosas, elas ficarão a toa?”. Não, é claro que não. Essas serão guiadas e orientadas pela natureza, que é a presença concreta do Deus abstrato. Seus instintos, protegidos por suas cabeças e corações, conduzirão suas vidas de modo que seus passos sigam sempre na direção correta.
Que Xangô – divindade da eloqüência, da estratégia, do fogo que produz o movimento necessário a todo tipo de prosperidade – possa receber, de meus filhos espirituais, cultos suficientes para que fortalecido possa torná-los cada vez mais fortes para enfrentar as intempéries que todo ano traz consigo. Obrigado Ano Velho pelas experiências passadas para Ano Novo.

Maria Stella de Azevedo Santos é Iyalorixá do Ilê Axé Opô Afonjá

Prefeitura da Ilha de Itamaracá abre Edital para Seleção de Propostas para o Carnaval Multicultural 012

A Secretaria de Educação e Cultura da Ilha de Itamaracá, publicou nesta sexta-feira (06/01/2012), o I Edital de Convocatória de Propostas para o Carnaval 2012. Constitui objeto desta Convocatória a criação de um banco de propostas de apresentações culturais que poderão ser utilizadas para compor a grade de programação do Carnaval Multicultural da Ilha de Itamaracá 2012, que será realizado no período compreendido entre 17 e 21 de fevereiro de 2012.

Os interessados deverão inscrever suas propostas, no período de 06 a 20 de Janeiro de 2012, de segunda a sexta-feira, durante o horário das 08 às 12 horas, no protocolo geral da sede da Secretaria de Educação e Cultura – SEC, Rua Padre Machado, 269, Pilar, Ilha de Itamaracá – PE CEP: 53.900-000. Serão também admitidas inscrições via Correios.

As propostas deverão, obrigatoriamente, ser entregues em 01 (uma) via impressa do formulário, em envelope lacrado e com a designação expressa da Área Cultural desejada (Cultura Popular, Música, Teatro e/ou Circo), de acordo com a seguinte orientação:

Pessoa Física - Apresentação obrigatória dos seguintes documentos:

<!--[if !supportLists]-->a)      <!--[endif]-->Formulário de inscrição (ANEXO I desta convocatória e também disponível na sede da SEC) em uma via devidamente preenchida e assinada pelo proponente ou seu representante legal;
<!--[if !supportLists]-->b)      <!--[endif]-->Comprovante de residência (cópia de conta de luz, água etc.);
<!--[if !supportLists]-->c)      <!--[endif]-->Histórico / Release (Currículo) da Pessoa Física e do grupo ou agremiação;

Pessoa Jurídica - Apresentação obrigatória dos seguintes documentos:

<!--[if !supportLists]-->a)      <!--[endif]-->Formulário de inscrição (ANEXO I desta convocatória e também disponível na sede da SEC) em uma via devidamente preenchida e assinada pelo proponente ou seu representante legal;
<!--[if !supportLists]-->b)      <!--[endif]-->Comprovante de residência (cópia de conta de luz, água etc.);
<!--[if !supportLists]-->c)      <!--[endif]-->Histórico / Release (Currículo) da Pessoa Jurídica;

  • Serão desclassificadas todas as propostas que não forem apresentadas no formulário fornecido pela SEC e que não estiverem devidamente assinadas pelo proponente ou representante legal do proponente.
  • Serão desclassificadas as propostas da Área de Música que não incluírem em seus anexos material de áudio (CDs) e/ou vídeo (DVDs).
  • Serão desclassificadas as propostas de Cultura Popular, Teatro e Circo que não incluírem em seus anexos materiais tais como fotos e/ou CDs e/ou DVDs.
Baixe Aqui:

http://portalculturaemfoco.blogspot.com/2012/01/prefeitura-da-ilha-de-itamaraca-abre.html?spref=fb

Os Terreiros de Pernambuco se encontram

Mãe Elza de Iemanjá convida a Todas e Todos deste Brasil, Pátria Amada, Idolatrada, Salve, Salve!  - País LAICO, para “JUNTOS”, enfrentarmos o Racismo e Preconceito que ainda paira sobre a nossa sociedade.
Nesta quinta-feira próxima dia 19 de Janeiro às 14h00min, os TERREIROS DE PERNAMBUCO se encontrão para celebrar o DIA (21/01) NACIONAL DE COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA.
Nossa história de Luta contra a Discriminação vem se arrastando ao longo dos anos; Entre elas, catalogamos uma das mais infelizes que se deu no ano de 2000. Por conta da perseguição, nossa comunidade perde mais uma de suas “Guerreiras” - a Ìyálòrìsà-Mãe Gildásia dos Santos do Terreiro Abassá de Ògún-Itapuã-Bahia . Após o ocorrido, os terreiros “organizados” e revoltados, moveram vários manifestos. O Governo Federal pressionado pela indignação popular oficializa a Lei 11.635, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 27 de dezembro de 2007.

Segue Programação:
14h00min-Histórico da Data 21 de Janeiro;
14h30min-Terreiros falam sobre o que ela significa para nossa Comunidade;
15h00min-Fórun Inter-religioso em Combate a Intolerância Religiosa;
15h30min-Apresentação do Projeto Festa do Odu(01/02/2011)-Orò Kínni;
16h00min-Catalogação dos Terreiros para o Sirè da Festa;
16h30min-Encerramento “Confraternização”.

Local: Núcleo Afro - Pátio de São Pedro



O quanto precisaremos caminhar para esta tal LIBERDADE, pouco se sabe.
Mas, uma certeza é plena:
Enquanto “JUNTOS” estivermos, “JUNTOS” encurtaremos o caminho.
Mo Jùbà, Mãe Elza de Yemoja - ILE ASE EGBÉ AWO(81) 3242.7529 / 8546.0005

 Responder Responder a todos Encaminhar
Clique aqui para Responder, Responder a todos ou Encaminhar
Pessoas (118)elzayoruba
elzayoruba@gmail.com
    Mostrar detalhes

52% utilizados
Usando 4024 MB de seus 7669 MB©2012 Google - Termos e Privacidade
Última atividade da conta: 21 horas atrás
DetalhesOdaraInforme as pessoas sobre o que você está fazendo ou compartilhe links para fotos, vídeos e páginas da web.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Fotos da Oficina de Gestão e Produção Cultural - Elaboração de Projetos realizada em Paudalho - PE no período de 09 a 13 de janeiro de 2013

O Secretário de Cultura de Paudalho  PE, o Sr. João Batista fazendo a fala de abertura da Oficina de Gestão e Produção Cultural - Elaboração de Projetos
Foto: Zé Ricardo

Turma da Oficina de Gestão e Produção Cultural - Elaboração de Projetos realizada em Paudalho PE
Foto: Zé Ricardo
A Oficineira Tuxaua Dani Bastos
 Foto: Zé Ricardo

Turma da Oficina de Gestão e Produção Cultural - Elaboração de Projetos realizada em Paudalho PE
Foto: Zé Ricardo

 A Oficineira Tuxaua Dani Bastos
Foto: Zé Ricardo

Foto: Zé Ricardo

Mapeamento das Comunidades Tradicionais de Terreiro


O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e a Fundação Cultural Palmares (FCP), realizaram o Mapeamento das Comunidades Tradicionais de Terreiro nas capitais e regiões metropolitanas dos estados de Minas Gerais, Pará, Pernambuco, e Rio Grande do Sul. O projeto foi executado pela Associação Filmes de Quintal, instituição habilitada por meio de edital público. Sua realização é resultado de um longo processo de mobilização e de luta dos povos de terreiro por reconhecimento e respeito às suas tradições e ancestralidade, e plena efetividade dos seus direitos territoriais, sociais, culturais e econômicos.

O objetivo do mapeamento é conhecer a realidade dos terreiros das quatro capitais e regiões metropolitanas pesquisadas: quem são, onde estão localizados, suas principais atividades comunitárias, situação fundiária, infra-estrutura, entre outros aspectos sócio-culturais e demográficos. Buscou-se, dessa forma, construir um rico banco de dados que norteará as políticas públicas junto às comunidades de terreiro, com ênfase na promoção da segurança alimentar e nutricional. O número total de casas pesquisadas, no período de maio a agosto de 2010, foi de 4.045, sendo 1089 na Região Metropolitana de  Belém, 353 na Região Metropolitana de Belo Horizonte;  1342 na Região Metropolitana de Porto Alegre e 1261 na Região Metropolitana de Recife. 

A pesquisa enfatizou a dimensão comunitária e o caráter étnico, considerando a organização social e o trabalho tradicionalmente desenvolvido pelos povos de terreiro. Os terreiros desempenham um papel extremamente importante na promoção da segurança alimentar e nutricional das comunidades em que vivem e atuam. Nesses espaços, marcados pela solidariedade social,  é prática comum a distribuição de alimentos, a valorização dos alimentos saudáveis, diversificados e culturalmente adequados.

Os povos de terreiro também se destacam pela diversidade compondo um cenário extremamente plural: candomblé, umbanda, batuque, nação, tambor de mina, xambá, omolocô, pajelança, jurema, quimbanda, xangô, dentre outras variantes. Importante ressaltar que a nomenclatura para a catalogação das comunidades de terreiro respeitou a auto-definição informada pelo responsável pela casa, com exceção das grafias referentes aos “Regentes” para os quais adotou-se um padrão de escrita para possibilitar comparações dos dados. Destaca-se também que somente foram publicizadas as informações referentes aos terreiros cujos responsáveis autorizaram por escrito.

O mapeamento construído com o protagonismo e a participação dos representantes de terreiro é parte integrante da estratégia do Governo Federal para a efetivação das políticas afirmativas, de respeito e fortalecimento da diversidade étnico-racial e de promoção da soberania alimentar no Brasil.

Mãe Fátima de Oxum Ninin
Ilê Axé Oxum Ninim - Maranguape II - Paulista PE

Link para o mapeamento realizado na Região Metropolitana de Recife - http://www.mds.gov.br/sesan/terreiros/paginas/terreiros_recife.htm

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Oficina de Gestão e Produção Cultural - Elaboração de Projetos em Paudalho - PE

Projeto Gráfico: Zé Ricardo

Na próxima semana estará sendo realizada no Espaço do Empreendedor Individual de Paudalho - PE, a Oficina de Gestão e Produção Cultural com foco em elaboração de projetos ministrada pela produtora cultural e Tuxaua Dani Bastos. A Oficina disponibilizará 30 vagas com inscrições gratuitas.

Oficina de Produção e Gestão Cultural - Elaboração de Projetos
Oficineira: Dani Bastos
Local:  Espaço do Empreendedor Individual - Av. Miguel Arraes, Pátio da Feira - Paudalho PE
Período: 09 a 13 de janeiro de 2012
Horário: 14 as 16hs
Inscrições gratuitas

Informações:

Secretaria Municipal de Cultura de Paudalho PE
(81) 3636.1247

ou

Cristiano Gerson
(81) 9273.8969

Esta iniciativa  tem o incentivo cultural do Prêmio Tuxaua 2010 / Secretaria de Cidadania Cultural /Ministério da Cultura.

Outros links:
http://walderiapoliticaecidadania.blogspot.com/2012/01/oficina-de-producao-e-gestao-cultural.html
http://www.famalia.com.br/?p=9505
http://agendaculturaldorecife.blogspot.com/2012/01/dani-bastos-ministra-oficina-com-foco.html